Dicionário Brasileiro de Prazos

Para evitar que estrangeiros fiquem pegando injustamente no nosso pé, está sendo compilado o Dicionário Brasileiro de Prazos (que já deveria estar pronto, MAS ATRASOU...), do qual foram extraídos os trechos a seguir:


DEPENDE
Envolve a conjunção de várias incógnitas, todas desfavoráveis.
Em situações anormais, pode até significar sim, embora até hoje tal fenômeno só tenha sido registrado em testes teóricos de laboratório. O mais comum é que signifique diversos pretextos para dizer não.

JÁ-JÁ
Aos incautos, pode dar a impressão de ser duas vezes mais rápido do que já. Lêdo engano: é muito mais lento. "Faço já" significa "Passou a ser minha primeira prioridade", enquanto "Faço já-já" quer dizer apenas "Assim que eu terminar de ler meu jornal, prometo que vou pensar a respeito".

LOGO
Logo é bem mais tempo do que "em breve" e muito mais do que "daqui a pouco". É tão indeterminado que pode até levar séculos. "Logo chegaremos a outras galáxias", por exemplo. É preciso também tomar cuidado com a frase: "Mas logo eu ?", que quer dizer: "Tô fora!".

MÊS QUE VEM
Parece coisa de primeiro grau, mas ainda tem estrangeiro que não entendeu.
Existem só três tipos de meses, no Brasil: aquele em que estamos agora, os que já passaram e os que ainda estão por vir. Portanto, todos os meses, do próximo até o Apocalipse, são meses que vêm!

NO MÁXIMO
Essa é fácil: quer dizer no mínimo. Exemplo: "Entrego em meia hora, no máximo". Significa que a única certeza é de que a coisa não será entregue antes de meia hora...

PODE DEIXAR
Traduz-se como nunca...

POR VOLTA
Similar a "no máximo". É uma medida de tempo dilatada, em que o limite inferior é claro, mas o superior é totalmente indefinido. "Por volta das 5hs" quer dizer "a partir das 5 hs".

SEM FALTA
É uma expressão que só se usa depois do terceiro atraso. Porque, depois do primeiro, deve-se dizer "Fique tranqüilo que amanhã eu entrego". E, depois do segundo, "Relaxa, amanhã estará em sua mesa". Só aí é que vem o "Amanhã, sem falta"...

UM MINUTINHO
É um período de tempo incerto e não sabido, que nada tem a ver com um o intervalo de 60 segundos e raramente dura menos que cinco minutos...

VEJA BEM
É o day after do "depende". Significa "Viu como pressionar não adianta?".
É utilizado da seguinte maneira: "Mas você não prometeu os cálculos para hoje ?" Resposta: "Veja bem..."

Xiiiiiiiiiiiiiiiii...
Se dito neste tom, após a frase: "Não vou mais tolerar atrasos, OK ?" exprime dó e piedade por tamanha ignorância sobre nossa cultura...

ZÁS-TRÁS
Palavra em moda até uns 30 anos atrás e que significava ligeireza no cumprimento de uma tarefa, com total eficiência e sem nenhuma desculpa.
Por isso mesmo, caiu em desuso e foi abolida do dicionário...
www.temquebombar.blogspot.com

TAGS: Dicionário Brasileiro de Prazos Tempo Tempos Período Brasil Brazil Brazillian
Autor desconhecido.
www.temquebombar.blogspot.com


Nenhum comentário:

Veja também: